quarta-feira, 15 de novembro de 2017

9.ª Conferência: Novas vivências na cidade? A boémia em Lisboa (1880-1929) por Cecília Vaz

Estão todos convidados para a próxima conferência que estará a cargo da investigadora Cecília Vaz (CIES/ISCTE-IUL) e intitula-se "Novas vivências na cidade? A boémia em Lisboa (1880-1929)". Deixamos aqui, como é habitual, um resumo dado pela conferencista e também o link para um artigo de temática semelhante à conferência. 

Terá lugar na sede da UACS, à Rua Castilho, no próximo dia 22 de Novembro, às 18h.
 
 

Resumo:

Por volta de 1880, o termo «boémia» tinha já assegurado na língua portuguesa um novo significado que se começara a popularizar a partir de Paris em finais da primeira metade do século: designava-se assim um estilo de vida particular e identificável, especialmente aplicado a artistas, escritores, jornalistas e aqueles que com que eles conviviam. A boémia surge então como um fenómeno social e cultural reconhecido, produtor de possíveis identidades que conscientemente participam num imaginário urbano e internacional, alicerçado tanto em práticas de sociabilidade específicas, como nas representações produzidas na literatura e nas artes.
Nesta apresentação procurarei esboçar um quadro do processo de introdução e construção da boémia em Portugal, tomando Lisboa como espaço privilegiado para abordar o tema nas suas diversas dimensões e entendimentos, refletindo sobre as suas dinâmicas ao longo do tempo, salientando alterações e permanências nas práticas desenvolvidas, por vezes há muito existentes, mas que encontram agora inserção num novo quadro de significado e dimensão internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário