segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

1.ª Conferência de 2018: Os riscos de ser o cais da europa: Lisboa e as redes internacionais de cooperação policial, c.1890-1940


Gonçalo Gonçalves vai apresentar a 1.ª Conferência de 2018 intitulada Os riscos de ser o cais da europa: Lisboa e as redes internacionais de cooperação policial, c.1890-1940 no próximo dia 16 de Janeiro, terça-feira, às 18h, no Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, ao Campo Grande.
Estão todos convidados!

Resumo: Em 1942 o filme Casablanca deu contornos hollywoodescos a uma Lisboa como a porta de fuga da Europa em guerra. No entanto, a imagem de Lisboa como ponto de ligação entre a Europa e o resto do mundo, particularmente com as Américas, não surgiu somente da ‘guerra total’ em solo Europeu. Desde o fim do século XIX que a posição geográfica de Lisboa a transformou num lugar estratégico para as crescentes mobilidades globais. Promovida pela elite portuguesa como “cais da Europa”, a função de Lisboa como plataforma de circulação transnacional não era no entanto apenas uma fonte de virtudes. A tomada de consciência dos perigos para segurança pública que decorriam desta posição cristalizou-se rapidamente. A utilização de Lisboa como ponto de fuga para ‘criminosos internacionais’ ou a passagem pelo país de conhecidos anarquistas despertaram a atenção das autoridades policiais. A participação do país em redes internacionais de polícia deve então ser compreendida no contexto destas preocupações. Nesta comunicação iremos analisar a participação de Portugal nestas redes internacionais de polícia, colocando a hipótese de que, mais do que uma preocupação com questões internas, ter sido a posição do país nas correntes de circulação global o principal motivo a mediar a participação do Estado português nestas redes.

Sem comentários:

Enviar um comentário