quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

2.ª Conferência "A SÁTIRA E A CIDADE. Lisboa nos jornais de caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (1879-1891)"

O investigador Paulo Jorge Fernandes (IHC/FCSH-UNL) vai apresentar no próximo dia 28 de Fevereiro a 2.ª Conferência do Ciclo de 2018, intitulada "A SÁTIRA E A CIDADE. Lisboa nos jornais de caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro (1879-1891)". Abaixo fica o resumo da conferência, bem como o CV resumido do conferencista.

No dia 28 juntem-se a nós, às 18h, no Palácio Pimenta - Museu de Lisboa.


Resumo da Conferência: Entre 1879 e 1891, o caricaturista Rafael Bordalo Pinheiro, um dos artistas mais importantes da sua geração, lançou dois jornais de caricaturas – O António Maria e Pontos nos ii – onde se entreteve a criticar sem dó nem piedade as figuras proeminentes que ocupavam o espaço público nacional, os costumes políticos e os governantes de todos os quadrantes ideológicos do país. Estas não eram as primeiras iniciativas editoriais do género propostas Bordalo Pinheiro nem seriam as últimas, mas a sua publicação foi coincidente com um tempo político particularmente reformista em Portugal, marcado pela estruturação do sistema partidário moderno e, simultaneamente, pela afirmação da primeira fase do "rotativismo" da Monarquia Constitucional. Centrada sobre uma época em que a imprensa de caricaturas se encontrava em franca expansão motivada pela conquista de novos públicos, pela criação de novas subjectividades e pela produção de novas formas literárias, esta comunicação pretende mostrar e discutir de que maneira o espaço urbano, sobretudo o lisboeta, foi utilizado enquanto linguagem ( e não apenas cenário) das tramas políticas comentadas por Bordalo Pinheiro e qual o impacto que esta aproximação satírica provocou na época, tentando perceber as continuidades e as semelhanças introduzidas em ambos os jornais.

Resumo CV: Investigador Integrado e membro da Direcção do Instituto de História Contemporânea. Exerce as funções de Professor Auxiliar do Departamento de História da NOVA FCSH, onde tem leccionado as unidades curriculares de História de Portugal Contemporâneo (Século XIX), História do Brasil Contemporâneo e História de Espanha na licenciatura, mas também de História Comparada do Colonialismo Europeu no Século XIX e História Política do Liberalismo em Portugal no mestrado.
Doutorado em História Institucional e Política Contemporânea pela NOVA FCSH (2007). Tem como área de actividade científica a História dos Séculos XIX e XX e como domínio de especialização a História de Portugal e a História Institucional e Política do mesmo período. Os seus interesses de investigação repartem-se pelos campos da História Política (Estado, Elites, Partidos Políticos, Eleições, Parlamento, Imprensa, Biografia e Prosopografia), da História Colonial (Sul de África e Moçambique) no “longo Século XIX”. Mais recentemente, tem-se dedicado ao estudo da História do Humor e da Sátira Política na Imprensa, bem como dos usos políticos da Caricatura e do Cartoon. O seu próximo projecto de investigação tem o título de Laughing together (or not): visions and representations of the “self” and the “other” in European satirical press (1789-1989). Pretende ainda escrever um livro sobre o Humor e a Sátira na Imprensa de caricaturas em Portugal (1847-1977). (retirado daqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário